29.2.08

Desde o início da semana que é pública a intenção de aumentar o preço do pão em 50 por cento (50 por cento!!!!!). Só agora, quatro ou cinco dias depois, é que vai ser investigada por um organismo do Estado uma possível irregularidade por parte da indústria panificadora no que à concertação de preços diz respeito.
Quem diria... Cartelização? Oh, não é nada... O que os desgraçados dos empresários querem é aumentar desmesuradamente o produto para amplificarem os seus lucros mais do que amplificaram na última década? Nãaaao... Por favor... Quem diria... Parece impossível vindo de quem vem.

Já agora, é certo que o preço dos cereais aumentou. Mas o peso desse aumento no custo final de produção das panificadoras é de apenas cinco por cento. E elas querem subir a parada para 50 por cento... Espertos os senhores, muito espertos.

É nestes casos que o Estado deve intervir na economia, quando o cidadão está a ser literalmente roubado por um bando de enegúmenos que apenas pensa em engordar os bolsos à custa dos outros. De todos, dos mais ricos aos que não têm onde cair mortos.

Bem diz o meu pai: num país decente já as pessoas tinham saído à rua para fazer valer os seus direitos. Por falar nisso, é bom ver que estás a recuperar o sorriso. E vamos passar um fim-de-semana ao Alentejo, sim. O mais depressa possível, digo eu. Tenho tantas saudades daquilo tudo como tu, mas tenho sobretudo saudades de passar mais tempo contigo. De bebermos um bom vinho juntos, de falarmos até altas horas, de ti.

1 comentário:

J. disse...

Ora bem. Há dois ou três anos a AdC aplicou uma multa de 9 (nove) milhões de euros a três empresas de panificação por "cartelização", acto tipificado como crime em vários países da UE. Naturalmente que as visadas apresentaram recurso judicial. Que lhes aconteceu? FORAM ABSOLVIDAS...
justiça à portuguesa, cluny dixit...